Transformar ideias em textos é a especialidade de Bárbara.
Seja no teatro, no audiovisual ou em plataformas diversas (blogs, sites, revistas), Bárbara tem grande capacidade de escuta e imaginação, o que lhe garante materializar, com excelente desenvoltura, aquilo que lhe é demandado.
Atrela a escrita à boa pesquisa, o que torna seus textos bem fundamentados e nada previsíveis.
É criativa, tem pleno domínio da língua portuguesa e, assim, consegue produzir narrativas que se adequem ao desejo do cliente.
Trabalha de forma eficiente e comprometida, mantndo, festa forma, boas relações com contratantes.
Tem disponibilidade de tempo e é rigorosa no cumprimento de prazos.
De Salvador, mas vivendo, desde agosto de 2023, no Rio de Janeiro, tem buscado oportunidades que lhe apresentem, como escritora / redatora, a espaços que ultrapassem os limites da Bahia.
Consegue escrever exatamente aquilo que lhe é pedido - é o feedback que costuma receber! :)
Bárbara gosta de escrever e o faz com prazer e eficiência.
Interessa-se pela escrita de dramaturgias - seja roteiros institucionais, documentais ou de ficção - e textos em prosa sobre assuntos diversos, voltados para sites, blogs, Toutube, palestras, revistas etc.
Desde que haja ética e responsabilidade, para Bárbara, não há restrições sobre temas ou formatos (exceto se forem poemas ou texto técnicos).
O forte de Bárbara é entender o que o cliente precisa e fazer acontecer. Este é seu grande interesse, que vem exercitando ao longo dos últimos treze anos, em diferentes áreas.
Mestrado em artes na Universidade Federal da Bahia.
Formação em roteiro.
Entretenimento é com Bárbara.
Autora de peças de teatro e de roteiros audiovisuais, foi também membro de uma revista de crítica das artes cênicas por dois anos.
Bárbara consome e produz entretenimento. Em diferentes áreas e de diferentes formas.
Bárbara acredita (e sabe) que tudo é político.
Desta forma, os textos autorais de Bárbara (na dramaturgia ou não) tendem a carregar uma crítica social. Não tem jeito: Bárbara olha para o mundo com criticidade e produz narrativas que refletem isso.
Seja sobre a situação da mulher ou da infância no Brasil, os textos de Bárbara são provocativos e querem fazer o leitor pensar.
Em 2021, Bárbara conheceu um publicitário interessado em desbravar o mundo canábico. Ele estava estudando sobre o assunto, engajando-se em novas relações com pessoas que faziam parte deste universo e gostaria de se apresentar como alguém que também estava pesquinsando sobre a situação global da canabis. Para isto, ele contratou Bárbara para colocar as ideias dele no papel.
Ele tinha ótimas ideias sobre o que vinha estudando e pesquisando a respeito da canabis, mas não sabia como organizá-las em textos. Foi aí que Bárbara entrou e, a partir do que o contratante lhe contou das experiências recentes que vivera no universo canábico, escreveu 5 artigos sobre o assunto, que foram assinados por ele.
As ideias eram deles, mas o desenvolvimento das narrativas foi feito por Bárbara. Daí, nasceu uma amizade e uma parceria para novos trabalhos.
Quando mais nova, Bárbara costumava alimentar um blog que, a esta altura, já se perdeu pelo espaço virtual. Entretanto, foi a partir dele, em 2009, que foi selecionada para o curso de extensão em dramaturgia, na UFBA, onde estudava, que mudou completamente sua vida.
De lá pra cá, teve oportunidade de escrever textos para blogs / sites / páginas de terceiros, sobre diversos assuntos e direcionados a diferentes públicos.
A partir de pesquisa atenta, Bárbara já produziu diferentes artigos, sobre diversos assuntos, seja por iniciativa própria, seja na relação com produtoras.
Apesar de demandar mais tempo, a escrita de artigos é algo que instiga Bárbara e a faz conhecer, muitas vezes, mundos ainda não desbravados por ela.